No mundo dos negócios, o trabalho em equipe é cada vez mais importante devido aos bons resultados que apresenta e à harmonização dos ambientes corporativos. Nesse sentido, ter um trabalho que seja coletivamente eficaz exige mais do que apenas boas relações, mas também o desenvolvimento necessário para que todos no time cresçam e cumpram bem os seus papéis.

Como gestor ou líder, é indispensável saber como garantir esse progresso, de modo a atender todas as necessidades dos integrantes da equipe e também do negócio. Veja a seguir algumas dicas para melhorar o desenvolvimento do seu time!

Invista no conhecimento do time

Um time que se desenvolve é um time que passa a ter cada vez mais conhecimento não apenas sobre a sua área de atuação específica, mas também sobre a empresa em geral. Por isso, para melhorar o desenvolvimento é altamente recomendável investir na busca e no ganho de conhecimento.

Cursos, palestras, qualificações e especializações em geral são ótimas formas de aumentar o conhecimento do time, mas também é importante pensar em formas como atualização com notícias e novidades do mercado. Debates e cursos internos, inclusive, podem ser ótimas formas de trocar e adquirir conhecimentos.

Tenha uma equipe diversificada

Embora possa parecer benéfico, ter uma equipe altamente homogênea limita de certa maneira o desenvolvimento do time. Quando todos pensam e agem de maneira semelhante, o resultado é que nunca existem desafios ou novas formas de pensar – com isso, o crescimento se torna mais lento e, por vezes, estagnado.

Por outro lado, uma equipe diversificada traz à mesa diferentes pontos de vista, opiniões e experiências. Isso faz com que todo o time se torne mais exposto a novas situações e conhecimentos, o que leva a seu desenvolvimento.

Aposte na computação na nuvem

Um time em constante desenvolvimento também pode utilizar a computação na nuvem como uma forma de conseguir resultados e mobilidade. Com essa solução, é possível apostar em ferramentas altamente colaborativas, como o compartilhamento de documentos que podem ser editados e acompanhados por todo o grupo.

Também é possível apostar em ferramentas que facilitem a comunicação entre os membros da equipe, onde quer que estejam. Com isso, todo o processo de melhora se torna mais facilitado e mais colaborativo.

Estipule metas e objetivos

Quando fica frente a um desafio, uma equipe tem mais chances de se desenvolver e buscar novas soluções para resolver o problema proposto. Por isso, também é altamente benéfico estipular metas e objetivos para que a equipe cumpra, especialmente se elas apresentarem algum desafio.

Além disso, essas metas e objetivos também servem para que a equipe se mantenha motivada, com desempenho satisfatório e com um bom senso de direcionamento focado em resultados para o negócio.

Dê feedback de maneira contínua

Um time só vai poder se desenvolver realmente se souber onde está errando e onde está acertando. No que estiverem errando, as pessoas podem implantar medidas corretivas. Já no que estiverem acertando, a equipe pode otimizar ainda mais sua atuação para garantir sempre os bons resultados desejados.

Nesse sentido, portanto, é muito importante dar feedback de maneira contínua. Se um trabalho foi bom, reconheça-o. Se algo poderia ter sido melhor, aponte não apenas o erro, mas o caminho a seguir. Com isso, a equipe se acostuma a ter feedback sobre suas atuações e se sente mais livre para desenvolver suas atuações.

O trabalho em equipe necessita da atuação correta para que o time se desenvolva. Ao investir na capacitação, na diversidade, nos desafios e no feedback, maiores são as chances de conseguir uma equipe em constante desenvolvimento. Além disso, do ponto de vista tecnológico a computação na nuvem é uma grande aliada para melhorar e favorecer a comunicação e o crescimento de todos na equipe.

O que você tem feito para potencializar a força produtiva de seu time? Quais são seus maiores desafios para alcançar os resultados? Conte nos comentários e participe!