Devido à alta conectividade no mundo moderno, é indispensável o uso da tecnologia também no ambiente organizacional. Nesse contexto de transformação digital, as ferramentas do Google, além de serem de grande qualidade, são desenvolvidas continuadamente, conforme a demanda das empresas, que buscam otimizar sua visibilidade na web e a aproximação com seus clientes.

Por esse motivo, neste post apresentaremos as ferramentas do Google ideais para os profissionais de marketing. Confira!

Google Search Console

É uma ferramenta gratuita, que exige apenas a confirmação de propriedade do site que se deseja monitorar. Sua maior vantagem é possibilitar o desenvolvimento de estratégias de SEO (Search Engine Optimization), já que oferece um feedback acerca do posicionamento da página da sua empresa na plataforma de busca do Google.

Dessa forma, identifica erros e falhas no mapeamento e ainda possibilita a análise de indicadores de performance de palavras-chave, termos de pesquisa, backlinks — sites que originam seus cliques —, entre outros.

Google Trends

Permite visualizar as principais tendências de mercado e níveis de interesse dos clientes em função do tempo, ou seja, todas as informações pertinentes a ocorrências de sazonalidade, por meio de:

  • dados de acesso;
  • visualizações mais recentes;
  • popularidade e classificação dos termos de pesquisa;
  • comparação entre as palavras-chave pesquisadas;
  • taxas de consultas relacionadas.

Google Meu Negócio

Essa ferramenta conecta a empresa aos seus clientes por meio de informações explícitas, disponibilizadas em um card lateral, que informa nome, categoria, endereço, horário de funcionamento, formas de pagamento, telefone, imagens etc. Esses dados embasam a decisão de consumo de usuários que acessaram a plataforma diretamente — pelo nome da empresa, ou por uma categoria específica — por descoberta.

O cadastro se integra ao Google Maps e ainda disponibiliza dados sobre as interações dos clientes com a empresa: volume de visualizações do resultado da pesquisa, cliques no Maps, taxa de pesquisas diretas ou de descobertas.

Alertas do Google

Por e-mail o Google informa que a palavra-chave marcada como interesse foi buscada. É gratuito, exige uma conta Google e disponibiliza ainda o link do material da busca.

Google Analytics

Essa é uma ferramenta muito poderosa para embasar ações de marketing. Ela possibilita entender a interação dos clientes com a página da empresa, por meio da avaliação perfil de consumo, propriedade das vendas, taxas de conversões, índice de visitantes do site, caminho percorrido até a chegada do cliente na página e métodos de retorno para fidelização.

Planejador de palavras-chave

Também é uma ferramenta gratuita, que possibilita criar campanhas para melhorar a visibilidade da marca por meio do desempenho das palavras-chave utilizadas. Fornece sugestões de utilização embasadas por estimativas, mas não oferece dados sobre a média de pesquisas mensais, por exemplo.

As ferramentas do Google são imprescindíveis ao marketing pois, por meio desse grande volume de dados dos clientes e a qualidade dos relatórios disponibilizados, a empresa pode otimizar seu desempenho muito além do mecanismo de busca.

Escolha as ferramentas adequadas para a sua estratégia e entre em contato com a IPNET Soluções: podemos ajudá-lo a atingir os resultados mais promissores com o seu negócio!